Blog

Qual é a importância da saúde corporativa? Entenda os seus desafios

31 de março de 2023

Compartilhe

A saúde corporativa deve ser prioridade nos ambientes de trabalho e contribuir com o processo de retenção de talentos quando aplicada da forma adequada e explorando todas as suas potencialidades.

As ações implementadas para a saúde dos profissionais nos espaços corporativos tornam a qualidade de vida da sua equipe mais elevada e aumenta a capacidade de produtividade em todos os departamentos do negócio.

Neste artigo, saiba o que é a saúde corporativa e acompanhe dicas de como implantar na sua empresa.

O que é saúde corporativa?

A saúde corporativa contempla um conjunto de ações aplicadas com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores no dia a dia da empresa. Quando executada da forma adequada, adapta o ambiente laboral para o desempenho das atividades profissionais e oferece a proteção necessária e os recursos devidos para que todos tenham uma condição de trabalho mais humanizada e salutar.

A saúde corporativa está relacionada à:

  • aplicação de boas práticas de segurança no trabalho;
  • prevenção de acidentes e contaminações no ambiente de trabalho;
  • oferta de um plano de saúde efetivo para os seus colaboradores;
  • melhoria da qualidade de vida dos profissionais da empresa.

A gestão de saúde ocupacional é um grande desafio para os empreendimentos, pois representa um grande custo para a empresa. Ao promover o bem-estar do colaborador e aplicar uma gestão focada nos planos de saúde, a empresa atua com estratégia para aprimorar o seu posicionamento de forma rentável e sem imprevistos.

Qual é a importância da saúde corporativa?

A saúde corporativa tem um papel fundamental para garantir a integridade física e mental dos profissionais. Por isso, é importante que os gestores e os prestadores de serviço de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) estejam cientes da relevância que ela tem para o dia a dia laboral, a fim de entenderem como as suas atividades podem impactar seriamente a qualidade de vida dos profissionais. Desse modo, ela auxilia nos seguintes pontos:

  • conscientização dos colaboradores quanto aos cuidados com a saúde e com a qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • minimização de problemas de saúde que eles possam eventualmente desenvolver e, que, muitas vezes, não estão relacionados diretamente com o ambiente, mas pela ação do ser (por exemplo, uma alimentação saudável, impulsionada pela saúde corporativa, auxilia a não desenvolver doenças crônicas que podem impactar o dia a dia na empresa);
  • potencialização da produtividade, já que eles não estarão sujeitos a questões que possam trazer dores e desconfortos ao dia a dia. Por exemplo, um colaborador que não trabalhe de forma ergonômica poderá sofrer com dores que possam impedir o pleno exercício das atividades;
  • diminuição do número de afastamentos causados por problemas de saúde;
  • diminuição das taxas de turnover;
  • melhora do ambiente de trabalho para os funcionários, entre outros.

Analisar e desenvolver planos de ações para a prática da saúde corporativa é fundamental, principalmente para melhorar o processo de gestão e despertar nas diretorias a real importância de investir nessas questões e de ter medidas mais consistentes de prevenção e proteção.

Como implantar boas práticas de saúde corporativa no ambiente laboral?

Existem algumas formas eficientes de implantar as boas práticas de saúde corporativa na sua empresa. Entre elas, podemos destacar:

  1. ergonomia nas atividades da empresa: é importante oferecer treinamentos e recursos adequados para evitar problemas de saúde por esforço repetitivo;
  2. Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT): promova eventos de conscientização e apresente as boas práticas por meio de atividades como palestras, distribuição de materiais impressos, metodologias dinâmicas etc;
  3. ginástica laboral: algumas empresas têm aplicado a ginástica laboral no espaço corporativo e obtido ambientes mais saudáveis e profissionais mais dispostos para as suas atividades;
  4. campanhas de vacinação: é importante que seus colaboradores se previnam contra doenças transmissíveis e que podem impedir a sua atuação na empresa. A vacinação é fundamental para a preservação do indivíduo e de seus colegas;
  5. qualificação de profissionais: colaboradores que sabem utilizar as ferramentas de trabalho da forma adequada têm menos chances de sofrer acidentes no ambiente de trabalho.
  6. adaptação da tecnologia para a gestão de saúde ocupacional: permite que os gestores acompanhem todas as ações executadas e possam realizar uma gestão compreendendo a necessidade de investir em novos equipamentos ou materiais de proteção para a sua equipe.

A utilização de EPIs é uma das práticas de promoção da saúde corporativa que maior contribui para um espaço de trabalho saudável e com baixos riscos de acidentes ou transmissão de doenças.

Associadas às tecnologias, todas ações acima propostas geram um resultado de melhor desempenho para a equipe na execução de suas tarefas e para os gestores da empresa, que conseguem acompanhar com maior detalhes todas as práticas executadas no ambiente de trabalho e tomar decisões mais inteligentes em cada processo.

A elaboração de um plano de saúde, assim como a aplicação das normas e regulamentações de segurança no trabalho são ações que não podem ser deixadas de lado quando o assunto é a prevenção e melhoria da qualidade de vida da sua equipe. Portanto, adaptar a sua cultura corporativa para ações mais conscientes é a melhor alternativa.

Quais são os principais desafios da saúde corporativa?

Muitos são os desafios enfrentados para que a saúde ocupacional aconteça na empresa. No entanto, o que pode impedir que as medidas de saúde corporativa sejam implementadas com maior excelência? Vejamos, a seguir, quais são os principais desafios encontrados.

Conscientização dos diretores

Um dos grandes desafios dos prestadores de serviços na área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) é conscientizar os responsáveis pelo negócio sobre a necessidade de adotar medidas mais incisivas de proteção, indo além das obrigatoriedades legais. Para isso, é importante explicar que essa é uma questão de investimento e não de custos e que os resultados retornam para o negócio em curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, ações que levem a menos problemas de afastamentos diminuem o FAP (Fator de Acidente Previdenciário). Assim, é possível ter um retorno rápido e seguro do valor gasto com as medidas de segurança.

Além disso, é notável o aumento de produtividade dos funcionários quando eles estão trabalhando em um ambiente seguro. Por isso, é fundamental que você considere dados relevantes sobre a segurança, o número de afastamentos, a forma como os profissionais se relacionam durante a execução de suas tarefas, entre outros, fazendo essas correlações.

É somente com uma visão ampliada do negócio e dados detalhados sobre as causas e consequências que os representantes da empresa compreenderão a necessidade de investir em saúde corporativa.

Obtenção do engajamento em treinamentos

Outro ponto que se torna um grande desafio é conseguir engajar o seu time nos treinamentos, fazendo com que eles tenham um maior aproveitamento e, de fato, adotem as medidas apresentadas nesses eventos.

Essa questão é importante, pois é preciso despertar na sua equipe o desejo de colaborar com as práticas de proteção e utilizar todos os recursos necessários para ambientes de trabalho efetivamente mais seguros. Em consequência, a conscientização desses profissionais faz com que as incidências de acidentes sejam reduzidas.

Por isso, é importante pensar em formas que possam ser mais atrativas e motivacionais para implementar as boas práticas de saúde corporativa. Por exemplo, traga os colaboradores para apresentarem os seus relatos, as dúvidas, as questões e as sugestões.

Os depoimentos e troca de experiências geram uma maior aproximação entre eles e é possível conquistar uma maior empatia por parte daqueles que estão ouvindo.

Manutenção e constante vigilância sobre os riscos

Novos riscos podem surgir constantemente. Por isso, é fundamental que os profissionais de SST estejam atentos para evitar que essas ameaças no ambiente de trabalho passem despercebidas e deixem de ser evitadas.

Podemos utilizar como exemplo, a adequação de uma nova máquina no ambiente industrial que, quando manuseada indevidamente, pode trazer um novo elemento de vulnerabilidade. Por isso, é importante que os profissionais responsáveis estejam atentos, fazendo um monitoramento constante e preciso e evitando, assim, que acidentes possam acontecer comprometendo a produtividade da sua equipe.

Adaptação aos desafios externos

Muitas vezes, a saúde ocupacional precisa lidar com questões que estão relacionadas com fatores externos e que não são do domínio dos gestores. Vamos relembrar como exemplo, a pandemia, que trouxe uma série de desafios para os profissionais de SST.

Nesse contexto, para minimizar os riscos, foi preciso implantar a telemedicina para um melhor atendimento no ambiente empresarial. Assim, tornou-se viável manter as obrigações da empresa em conformidade legal (como as demandas de exames periódicos, os admissionais e os demissionais) e preservar os cuidados com a saúde do quadro de pessoal.

Como o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional pode auxiliar a superar os desafios da saúde corporativa?

Como você pôde perceber, há uma série de desafios envolvidos com as práticas de saúde corporativa. Nós compartilhamos com você os mais utilizados nas atividades de negócios, mas esses não são os únicos. Como a tecnologia está avançada em todos os aspectos empresariais, no que se refere à saúde ocupacional não seria diferente.

O SOC é um dos seus grandes aliados nesse processo. Isso porque a nossa solução é voltada 100% para essa área e, portanto, estamos sempre atualizando os nossos módulos de acordo com os novos desafios a serem enfrentados. Com essa tecnologia é possível trazer uma maior segurança para a empresa e, assim, evitar complicações com afastamentos e acidentes no ambiente organizacional.

Se você deseja modernizar as suas atividades e trazer um ambiente mais propício para o desempenho das atribuições dos funcionários da sua corporação, conte com o SOC. A nossa solução gera resultados de maior excelência e contribui de forma rentável e lucrativa para as suas atividades.

Comentários

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback