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Gestão em SST: como implementar na sua empresa?

27 de março de 2023

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Um ambiente de trabalho seguro é aquele que fornece as condições adequadas para os colaboradores executarem as suas atividades de trabalho. Contar com uma gestão em SST capaz de controlar e promover a prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho é atuar com segurança e responsabilidade social.

Mas como fazer uma gestão de segurança e saúde do trabalho responsável na sua empresa? Neste artigo, compartilhamos com você estratégias importantes para implementar um sistema de gestão em SST eficiente na sua organização. Confira!

O que é gestão em SST?

A área de Segurança e Saúde no Trabalho tem a responsabilidade de planejar e executar medidas importantes para a redução de riscos ocupacionais. Essas medidas são executadas na prática por meio de normas regulamentadoras que podem ser adotadas espontaneamente e, por lei, cumpridas.

A gestão da saúde e segurança de trabalho tem por responsabilidade ações como o planejamento, a organização, a direção e o controle sobre as atividades humanas, financeiras e os recursos materiais utilizados pelos colaboradores no ambiente de trabalho. Assim, a gestão em SST deve planejar uma estrutura de trabalho capaz de evitar ameaças à saúde e ter ações estratégicas para reduzir os riscos de acidentes no trabalho.

Qual é a importância de aplicar uma gestão de SST na sua empresa?

Implantar uma gestão em SST na sua empresa é muito importante para promover a qualidade de vida dos seus colaboradores e garantir uma boa condição no ambiente de trabalho. Além disso, ela evita que as atividades sejam interrompidas gerando atraso ou comprometendo a entrega e a qualidade do serviço.

A gestão em SST adéqua a empresa à legislação vigente, evitando multas ou ações judiciais e adaptando os processos e operações da empresa aos requisitos legais para um melhor controle e melhorias nas condições de trabalho.

Como implementar essa gestão no seu negócio?

Se tem uma coisa que já entendemos neste artigo é a necessidade de estabelecer uma cultura de prevenção contra acidentes e danos à saúde na empresa. Mas, na prática, como isso é possível?

Uma das estratégias utilizadas para implementar a gestão em SST nas empresas é a integração de um software responsável pela documentação e pelo controle dos processos de saúde ocupacional. Com esse sistema, é possível monitorar a recepção de pacientes e acompanhar a agenda médica, ambulatorial e clínica.

Para implementar o sistema de SST na sua empresa, é preciso considerar alguns fatores importantes, como a necessidade de:

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  • levantamento do cenário de trabalho atual;
  • avaliação de riscos no ambiente de trabalho;
  • eliminação dos perigos observados;
  • redução ou controle dos riscos e ameaças;
  • realização da gestão de mudanças.

É preciso fazer uma avaliação sobre o cenário de trabalho no qual seus profissionais estão inseridos para determinar as melhores estratégias de mitigação de riscos. Um software completo oferece as seguintes funcionalidades:

  • criar e acompanhar fichas de avaliação, questionários e checklists, de forma dinâmica e personalizada;
  • armazenar e administrar documentos no ambiente digital, reduzindo custos pelo uso de papel impresso;
  • gerar arquivos eletrônicos como prontuários, resultados de exames, contratos, documentos financeiros e imagens em diversas extensões;
  • assinar documentos utilizando certificados digitais.

Além disso, se sua empresa oferece treinamentos para a sua equipe, o sistema permite o controle e a gestão desses eventos, sejam eles internos ou externos.

Como avaliar os resultados?

O sistema de gestão em SST permite o acompanhamento do indicador de desempenho das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho. Isso significa que é possível acompanhar o histórico de atividades e ter um controle mais detalhado sobre os resultados de um processo, analisando se eles são aceitáveis ou não.

O indicador de desempenho é fornecido por meio de relatórios com informações completas e contribui para as tomadas de decisões importantes. Ao analisar o indicador de desempenho dos processos de gestão em SST, é importante considerar algumas características, como:

  • seletividade: a avaliação deve ser feita com base em resultados essenciais ou críticos compreendendo a gravidade e a dimensão do processo avaliado;
  • simplicidade e baixo custo: o indicador de desempenho deve ser de fácil compreensão e interpretação, além de garantir um custo baixo para a sua aplicação;
  • abrangência: ele deve oferecer estatísticas e apresentar os fatores que causam maior impacto e influenciam nas atividades de trabalho;
  • estabilidade: esse tipo de indicador pode ser utilizado para o controle de um determinado período de tempo, permitindo o acompanhamento da rotina e das ações executadas em cada setor da empresa;
  • rastreabilidade: são indicadores determinantes para identificação dos casos mais críticos e dos processos vulneráveis.

O controle dos resultados da gestão em SST permite observar a ocorrência de incidentes no ambiente de trabalho e definir quais os setores de maior instabilidade para o colaborador. Com essa informação, é possível planejar ações mais eficientes para reduzir os riscos de acidentes ou doenças e estabelecer boas práticas de segurança e saúde no trabalho.

Controle de frequência e gravidade dos riscos

Além das análises de resultados que mencionamos anteriormente, ainda devem ser consideradas outras avaliações que estão relacionadas à frequência e à gravidade de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Isso determinará quais ações devem ser tomadas para tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os profissionais, garantindo o seu direito à saúde, ao bem-estar e à vida.

Assim, o indicador de gravidade é um fator de extrema importância, pois os colaboradores estão expostos a condições de trabalho diversas nas funções que desempenham dentro da empresa. A avaliação da gravidade dos riscos é imprescindível para a promoção de uma cultura em SST mais efetiva e com bons resultados tanto para o controle quanto para a sua aplicação final.

Um sistema de gestão em SST deve ser implementado para atender às demandas e às necessidades do negócio. Por isso, é importante, além de contar com uma tecnologia automatizada para esse processo, promover a conscientização da sua equipe para que a gestão seja aplicada na prática, de forma consciente e responsável.

Se você deseja saber qual é o melhor software para medicina do trabalho, nós recomendamos este artigo: 12 motivos para o SOC ser o melhor Software de SST da atualidade. Boa leitura!

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